Monday, June 23, 2008

o meu maca(U)quices no euro de a a z

a, de alemanha. obrigou-me a vir mais cedo para casa. teve a sorte do jogo mas - que me perdoem os que pensam o contrário - foi mais equipa e, sobretudo, ganhou a batalha do meio-campo. não sei se (1) com o meira ao lado do petit a história tinha sido a mesma; e (2) se com Quim a titular, teríamos mais uma ricardada. uma das grandes candidatas a ganhar a final, apesar da minha aposta recair sobre os "nuestros hermanos". no final do jogo lembrei-me do kaiser: "o futebol é uma coisa simples, são 11 contra 11 e no fim ganha a alemanha".

b, de berna. cidade muito interessante. fiquei contente por ter estado no estádio, ou no local onde se situava o recinto, onde o Benfica se sagrou campeão europeu pela primeira vez, em 31 de maio de 1961. visita à casa do einstein - deixou muito a desejar. zona histórica muito interessante e cuidada.

c, de cristiano. o flop que esperava. falta ainda muito a este puto mimado para poder vir a ser o melhor do mundo. grande desilusão e, claro, a história da transferência e da cirurgia ao pé não lembra a um diabo real.

d, de deco. rendi-me! é de facto mágico e em boa hora foi naturalizado. passeou classe e é, sem qualquer margem para dúvida, o melhor jogador português da actualidade. dá gosto ver um jogador assim.

e, de estádios. pequenos e confortáveis, mas que deixam muito a desejar quando comparados com os nossos recintos. a título de exemplo, no estádio de basileia, brasileira ou basel, como preferirem, quase que não se consegue circular em dia de enchentes na zona do bar, como aconteceu nos jogos com a suiça e alemanha. a rever para o europeu de 2032.

f, de figo. desde 1996 que passeou, a par do Maestro, classe pelos estádios. foi o primeiro certame sem a sua presença e, apesar de pesetero (quem o não é, na indústria de hoje), fez muita falta, sobretudo para comandar os putos mimados que pontificam na selecção. será ele a surpresa da figurinha chamada madaíl?

g, de genève. apesar de ser de uma casta diferente das cidades do norte da suiça, a presença portuguesa fez-se notar e, a final de contas, aí ganhámos os dois jogos. tem um lago que só visto. ah, e de vez em quando chove e atascam-se carros no parque de campismo...

h, de hellas. o conjunto que foi o nosso carrasco há 4 anos foi mais cedo para casa. uma pequena alegria.

i, de inglaterra. não fizeram lá falta nenhuma. quer dizer, talvez tivessemos chegado à meia-final se eles por lá andassem...

j, de josé mourinho. é nestas alturas, depois de uma derrota em que ficamos com a sensação de que mais poderia ser feito, que penso: o que seria esta equipa treinada pelo special one? espero que no europeu da polónia, em 2014, já esteja aos comandos da selecção das quinas.

l, de lagos. a suiça é o país dos lagos. quase todas as grandes cidades são banhadas por um, com águas límpidas em que apetece dar um mergulho. o de genève, mais imponente. o de zurique, mais sóbrio, mas ainda assim interessante. o de neuchàtel não inspirou os artistas tugas suficientemente...

m, de malta. rodrigo, miguel góis, ou "michel le gois",  e palila. foi realmente bom ter estado com eles e, depois de alguns anos de afastamento, revivi os tempos em que, de UMM, íamos passar férias para o sul de espanha. um bem-haja a todos!

n, de nereida. não, não é a gallardo, mas a nossa nereida. conforto, bem estar, alguma falta de mobilidade, mas portou-se como uma senhora. talvez no mundial de 2010 não opte por ela ou por alguém da sua família, mas ficará para sempre no nosso coração a forma sóbria como sempre nos acolheu.

o, de osterreich. fruto do desempenho da selecção, gorou-se o sonho de voltar à áustria. ainda estivemos com o pé no estribo para partir rumo a klagenfurt, quando se falava numa invasão da cracóvia, mas acabámos com a volta ao lago lèman ou de genève. fica para uma próxima oportunidade.

p, de postas. foram poucas e ficaram àquem do que seria de esperar. o tempo, os compromissos sociais e desportivos não o permitiram, mas aqui fica o agradecimento sincero a todos os que nos visitaram durante esta odisseia (e não foram assim tão poucos como isso).

q, de quanto custa? é caro, sim senhor, viver na suiça. mas vale a pena, nem que seja por uma vez, ir ao restaurante baron tavernier, em chexbres. a vista é de facto de se lhe tirar o chapéu, a comida sofisticada e, claro, a companhia excelente.

r, de reno. conheci-o. tinha ouvido falar dele e finalmente estive nas margens deste rio com 1320 km e com um caudal (pelo menos na zona que separa a suiça da alemanha) que impõe respeito.

s, de scolari. obrigado pelos últimos anos em que nos fizeste sonhar. foi pena teres sido teimoso em algumas situações e não nos teres deixado um título. ah, e já agora, por que carga de água em 2004 não anunciaste que ías para o Benfica (quando já estava tudo assinado) e agora anuncias sem qualquer problema que vais ganhar libras para o chelsea?

t, de tuga. a nossa diáspora não merecia a traição do ricardo, do scolari, do bosingwa, do paulo ferreira e do cristiano. é de facto emocionante ver os nossos emigrantes a torcer por Portugal. 

u, de uefa. é uma máquina de fazer dinheiro. pena é que o futebol espectáculo dos anos 80 tenha dado lugar ao futebol indústria.

v, de vitória. penso que irá sorrir à espanha (até por ser vestida pela adidas).

x, de Xô Vici. um compincha e pêras. como um jogador de craveira que espalha classe, integrou-se em "m" supra como um deles. uma semana e meia dentro de 10 metros quadrados andantes reforçaram o que já é público e notório: um grande Senhor da amizade mundial!

z, de zidane. faltam jogadores como tu, pá!

nos próximos dias, logo que receba o cartão que deixei no tugal, tentarei postar uns registos fotográficos da odisseia, deixando aqui uma pequena amostra.


 

3 comments:

JR said...

Obrigado pelo relato especial deste Euro. Trata já da logística para uma continuação no Mundial de 2010 (com a Nereida certamente que não porque essa já terá passado à história).

VICI said...

Ganda posta, xô santiago! De facto, foram grandes momentos, passados na companhia do D'Artagan e dos 3 mosqueteiros!!! ;)

Só uma achega, julgo que quem disse que o futebol são 11 e ganha a Alemanha foi o Lineker.

Abraço e bem-vindo de volta (ainda que mais cedo do que seria desejável...)

santiago said...

jr
obrigado e foi pena não nos termos encontrado na pausa tuga!

vici
sim, foi o lineker, mas numa época em que a alemanha era treinada pelo kaiser.

akelabraço!